Desde ontem, quinta-feira (05), e até o dia 22 de abril, Itajaí recebe a Volvo Ocean Race, a mais antiga e notória regata ao redor do mundo, que acontece a cada três anos. Ao longo de 18 dias, a cidade do outro lado do rio promete trazer muito agito e retorno econômico para ela e suas vizinhas, incluindo Navegantes, que espera conseguir obter vantagens com o evento, não só pela visão privilegiada deste lado do rio, mas também por movimentar a economia de alguma forma.

O investimento da parada em Itajaí é de R$ 12 milhões e a organização do evento espera conseguir no período um impacto econômico superior a R$ 82 milhões, valor este registrado na edição anterior, em 2015. Espera-se também uma presença maior de público. Segundo a levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, há três anos passaram pela Vila da Regata cerca de 352 mil pessoas. Para a edição deste ano, a expectativa é que passem pelo evento em torno de 400 mil visitantes.

Segundo o secretário de turismo de Navegantes, Carlos Sérgio “Schultz” de Souza, o trabalho principal do município será dentro da própria Vila da Regata, em um stand da Costa Verde & Mar.

Turismo regional

De acordo com Sérgio, a intenção é trabalhar com a região e não as cidades individualmente, abrangendo 10 municípios, de Bombinhas a Balneário Piçarras. “Quem vem da Noruega não vem para conhecer a Pedra da Miraguaia, e sim toda a região, como Beto Carrero, Museu Oceanográfico, as baladas de Balneário Camboriú, as praias [da Costa Verde & Mar]. É uma divulgação estratégica”, comentou o secretário.

Setor hoteleiro

Não há números sobre visitantes em Navegantes durante a regata, nem mesmo se há de fato um aumento na busca pelo setor hoteleiro na cidade. Segundo a gerência do hotel navegantino mais bem avaliado no Google e no site Trivago, a chegada da Volvo Ocean Race não trouxe nenhuma modificação na movimentação. De acordo com o funcionário, eles têm aproveitado o evento para indicá-lo aos seus hóspede como uma alternativa de lazer nas proximidades, mas a regata em si não mudou em nada o dia a dia do estabelecimento.

Aeroporto

Em Navegantes, a grande movimentação deve ocorrer no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. Entre o dia 03 (quando chegou a primeira vela) até o dia 22, estão estimados 867 voos, representando um aumento de 37% na movimentação em relação ao período da Volvo Ocean Race em 2015. Dos voos agendados, estima-se que 101.439 passageiros usarão o terminal para chegadas e partidas. Em relação ao mesmo período de 2017, esse número corresponde a um incremento de 53% de passageiros, segundo a Infraero.

DEIXE UMA RESPOSTA