Os eleitores navegantinos já podem começar a fazer o cadastramento biométrico. Eles podem realizar o cadastro no cartório eleitoral de Itajaí, por enquanto, de forma ordinária, ou seja, não obrigatória. O agendamento para realização do procedimento pode ser feito através do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Conforme o TRE-SC, o eleitor de Navegantes pode fazer o cadastro no Cartório Eleitoral de Itajaí. Não há necessidade de comparecer no cartório para o agendamento, que deve ser realizado através do endereço on-line http://www.tre-sc.jus.br/site/eleitores/agendamento-de-atendimento/index.html.

A previsão é de que todos os municípios catarinenses tenham realizando o cadastro biométrico de eleitores de forma ordinária até junho de 2017. Até o momento, 25 cidades catarinenses estão realizando o procedimento ordinariamente. Além de Navegantes, estão na lista Guaruva, Itapoá, Criciúma, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Lages, Tijucas, Itapema, Barra Velha, Gaspar, Indaial, Timbó, Trombudo Central, Taió, Videira, Guaramirim, Papanduva, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, Itaiópolis, Rio do Sul e Tubarão.

Segundo o TRE-SC, a coleta ordinária não há prazo definido, então no momento em que o eleitor solicitar um serviço da Justiça Eleitoral, como a atualização de dados ou o primeiro título, terá a biometria realizada também.

Eleições seguras

O procedimento, regulamentado pela Resolução TSE nº 23.440/2015, é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Revisão eleitorado

Ocorre também no momento a revisão de eleitorado em oito municípios, incluindo Itajaí e Balneário Camboriú. Neste momento, a revisão não está sendo realizada em Navegantes, pois há previsão de criação de uma nova zona eleitoral para o município. Contudo, ainda não existe uma data prevista certa para que isso ocorra. A revisão tem como pretensão atualizar o número de eleitores cadastrados e realizar o cadastro biométrico em todos os municípios catarinenses. Atualmente, existem 46.621 eleitores cadastrados em Navegantes, de acordo com o TRE-SC.

Situação indefinida

Por enquanto, não há como garantir que será obrigatório o cadastro biométrico para todos os eleitores navegantinos já para as eleições de 2018. Caso ocorra a revisão biométrica na cidade, aí passará a ser uma obrigação. Porém, “como a situação de Navegantes é bem específica e não há previsão certa ainda, não podemos afirmar no momento”, diz nota da assessoria do TRE-SC.

1 COMENTÁRIO

  1. Eleições seguras..kkkkk
    Quanto mais digital, mais fácil de haver trapaça.
    Foi-se o tempo em que algo ocorria realmente as claras e honestamente no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA