O mês de dezembro chegou e o município se prepara para ampliar alguns de seus serviços durante a temporada de verão, desde saneamento até atendimento de ambulantes na praia. Na quarta (29) e terça-feira (28) saíram os resultados das licitações para os ambulantes que trabalharão até o dia 03 de março de 2018 nas praias de Navegantes. Conforme a Secretaria de Turismo, neste primeiro momento não foram preenchidas todas as vagas, restando algumas ainda. O secretário da pasta, Sérgio Schultz, acredita que isso aconteceu até mesmo pelas exigências dos editais, e algumas pessoas talvez não estivessem preparadas. Contudo, até o dia 15 de dezembro deve sair uma nova licitação para fechar o número de ambulantes para a temporada de verão 2017/2018.

Ao todo, serão 66 ambulantes, 30 carrinhos de picolé e mais 63 pontos fixo. Neste ano, a grande novidade é a possibilidade de exploração de espaços na praia. Nas areias dos bairros São Pedro, Gravatá, Meia Praia e Centro serão 60 pontos com espaço reservado de 10x10m e uma tenda padronizada 3x3m, podendo permanecer fixo das 8h às 22h – e ao final de cada dia, os responsáveis terão de remover a estrutura da praia. Na próxima semana deverá ser lançado o edital para as vagas remanescentes.

Contatos

O edital poderá ser conferido no site da prefeitura. Quem quiser saber mais detalhes diretamente com a Secretaria de Turismo, pode entrar em contato por telefone no número 3185-2004 ou com o setor de Alvará no 3342-9552.

Água

Uma questão que constantemente preocupa os navegantinos é quanto ao abastecimento de água. A Secretaria de Saneamento Básico comunicou que está preparada para não deixar que falte água aos veranistas e moradores. “Desde a construção do reservatório na Meia Praia e demais ajustes na parte técnica da Sesan, já ficamos preparados para o fato do consumo aumentar consideravelmente nessa época do ano”, comentou o secretário da pasta, Valmir César Francisco, popularmente chamado de Chero. “Pedimos mesmo assim que a população economize essa água. Use de maneira consciente para não faltar”, pediu o secretário.

Coleta de lixo

Por conta do aumento de pessoas em Navegantes durante a temporada, o serviço de coleta de lixo sólido domiciliar passará por mudanças no período entre 15 de dezembro até o dia 13 de fevereiro de 2018. Os bairros contemplados serão o Centro, Meia Praia e Gravatá. Os demais não sofrerão alterações, conforme informa a empresa responsável, a Recicle, e a Secretaria de Saneamento Básico.

Coleta seletiva

A Prefeitura de Navegantes pretende também concluir a implantação da coleta seletiva no município. Na última quarta-feira (29), foi realizada a abertura dos envelopes para a concorrência pública visando a contratação de empresa especializada na prestação desse serviço. A intenção é que a coleta seletiva inicie ainda esse ano, devido ao aumento na produção de lixo na alta temporada.

Obrigações

A empresa ganhadora será responsável pelo transporte, triagem e encaminhamento para destinação final do lixo reciclável como papel, papelão, plástico, vidro, metais e sucatas. Além do lixo reciclável, a empresa terá ainda a obrigação de coletar os lixos volumosos, como sofás, colchões, e lixos volumosos pós-consumo como eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

DEIXE UMA RESPOSTA