Apesar de ter sido anunciada a coleta de lixo diária em Navegantes durante o período da temporada, entre os dias 15 de dezembro de 2018 a 05 de março de 2019, nos bairros Centro, Meia Praia e Gravatá, há registros de faltas durante este período. Diversos moradores do Centro e da Meia Praia relataram à redação de O Navegantes que nos últimos 10 dias, pelo menos em dois deles não teria havido recolhimento por parte da Recicle, empresa detentora da concessão do serviço no município.

Um morador do bairro Meia Praia, por exemplo, conta que na sexta-feira passada (11) o caminhão da empresa passou em sua residência, porém só voltou na sua rua no domingo (13), pulando o sábado (12), que por ser dentro do final de semana é um dos dias em que se faz mais necessária a coleta diária nesta época do ano. O leitor enviou fotos que comprovariam a denúncia.

Além disso, alguns moradores também reclamaram sobre o aumento na tarifa da coleta de lixo. A cobrança anual de um residente dengo-dengo, por exemplo, passou de R$ 307,20 (valor aplicado em 2017 e 2018) para R$ 335,52, num serviço de coleta de três vezes por semana. O aumento, anunciado ainda em dezembro pela empresa concessionária, é de 9,23%. Para comparação, um residente do bairro Cordeiros, em Itajaí, em que a frequência da coleta é a mesma, pagará em período idêntico o total de R$ 94,49, três vezes menos.

Duas décadas

No contrato firmado com a prefeitura, em 2002, a concessão do serviço para a Recicle tem a duração de 20 anos e prevê a coleta diária durante a temporada. Segundo o engenheiro civil e gerente administrativo da Recicle, em Navegantes, Rúbio Silva Steingräber, o documento prevê o recolhimento diariamente em algumas vias da cidade apenas e não em todo o município durante a “alta temporada”.

Desconhece falha

Ainda segundo Rúbio, a empresa desconhece a informação da falta de recolhimento. “Informo que temos algumas reclamações pontuais, e todas foram tratadas e comprovado que o morador colocou o lixo após o caminhão passar. Mas mesmo assim voltamos e recolhemos o lixo”, declarou. Ele orienta a população para que respeite os horários de coleta e, em caso de dúvida ou reclamações, ligar na empresapor meio do telefone 3342-2995.

Novo contrato

De acordo com o secretário de Saneamento Básico de Navegantes, Joab Bezerra Duarte Filho, como em 2022 expira o contrato com a Recicle, em breve começarão os trabalhos para realizar uma nova licitação de concessão, que pode ou não ficar com a Recicle, dependendo se ela responder às novas cláusulas contratuais. Segundo ele, serão feitos estudos para checar o que pode ser aprimorado na questão do serviço, englobando o número de coletas e também valores aplicados. Vale lembrar, por exemplo, que a Recicle não realiza a coleta seletiva no município, sendo esta uma reivindicação antiga da comunidade.

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