Navegantes tem uma ligação forte com as religiões cristãs, em especial o catolicismo. O Santuário Nossa Senhora dos Navegantes é um dos símbolos da cidade e neste ano conseguiu entrar no Guinness Book, o livro dos recordes, por possuir o maior manto de Nossa Senhora do planeta.

O manto foi visto pelo público pela primeira vez no dia 02 de fevereiro, em procissão durante a 122ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Para carregá-lo ao longo da caminhada, foram necessárias cinco mil pessoas. Ao fim da cerimônia religiosa, o tecido foi dividido em 16 mil pedaços, entregues aos fiéis.

Ao todo, o manto possuía 1.059,80 metros quadrados e foram necessários 60 dias para conseguir criar a vestimenta gigante, feita 100% em poliéster. A conquista foi celebrada em missa, no dia 08 de julho.

A história da cidade com a Nossa Senhora é antiga. A primeira capela em sua homenagem foi inaugurada em 02 de fevereiro de 1989 e os padres vinham de Itajaí para ministrar sacramentos. A atual igreja matriz teve suas obras iniciadas em 08 de novembro de 1959, com a benção da pedra fundamental, e foi inaugurada no dia 26 de 1962, quando foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes por carta-decreto de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis e Navegantes acabou sendo emancipada, se tornando um município próprio.

Virou Santuário

Em 1996, a igreja matriz foi elevada à condição de Santuário por decreto do arcebispo metropolitano Dom Eusébio Oscar Scheid, em 18 de agosto. Atualmente, o padre Marcos Antônio Zimmermann é o pároco e reitor do local.

Causas sociais

O Santuário possui vários movimentos em prol de causas sociais e pastorais, tais como grupos de reflexão; renovação carismática católica; acolhida; catequese (primeira eucaristia e crisma); pastoral da liturgia; ministro extraordinário da eucaristia; apostolado da oração; pastoral da saúde; coroinhas e acólitos; pastoral do dízimo. Além destes, destacam-se outros.

Ministério Jovem

De maneira dinâmica, com identidade própria, o Ministério Jovem é responsável em promover a inserção dos jovens na vivência do que a Renovação Carismática Católica oferece, auxiliando o movimento na evangelização da juventude, nas formações, na assistência e abordagem do que é próprio desse estado de vida, promovendo o jovem e proporcionando a ele a experiência de Batismo no Espírito Santo, de tal forma que possam corresponder ao chamado de Deus em sua vocação, e sejam construtores da Civilização do Amor.

Legião de Maria

Pastoral responsável por visitar doentes, auxiliar nas exéquias e eventos voltados à famílias, além de rezar pelo povo por intercessão de Nossa Senhora.

Ospan

Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes (Ospan), é responsável por ações de ajuda às pessoas carentes, com fornecimento de donativos, roupas e apoio às famílias com mais necessidades.

Servos de Maria

Grupo que auxilia, organiza, faz acolhida do povo nas missas em honra a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.

Movimento de Irmãos

Grupo que trabalha com casais e suas famílias, promovem retiros, encontros, eventos com intuito de restaurar, manter e cuidar dos casais e suas famílias.

Comunicação

É um serviço que tem por finalidade pensar, articular e promover a comunicação, estabelecendo comunhão no seio da Igreja e fora dela.

DEIXE UMA RESPOSTA