Teve início, na última segunda-feira (06), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, que vai até o dia 31 de agosto e pretende vacinar 4.311 crianças entre 1 ano de idade e menores de 5 anos, público-alvo da campanha. Em Navegantes, o Rotary Club tem sido o responsável por realizar a divulgação da vacinação e já começou os trabalhos.

No primeiro dia de vacinação, membros da entidade levaram cartazes da campanha em 11 pontos de grande movimentação na cidade, como no ferry boat, na balsinha e alguns mercados. Os locais escolhidos estão situados nos bairros Centro, Meia Praia, Gravatá, São Domingos, Escalvado e Escalvadinho. O Rotary também irá distribuir panfletos pelo município, reforçando especialmente o Dia D da vacinação, que ocorre no dia 18.

Em Santa Catarina, existem 339,8 mil crianças na faixa-etária da campanha. A pretensão é vacinar 95% do público alvo (322,8 mil crianças). Apesar de não haver relatos das doenças recentemente no estado, incluindo Navegantes, há certa preocupação.

Cobertura vacinal

A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, entretanto a queda na cobertura vacinal contra a doença se tornou preocupante. Em julho deste ano, o Ministério da Saúde (MS) apontou que 312 municípios brasileiros estavam com a cobertura muito baixa, sendo oito delas catarinenses – Palhoça acumula o pior índice, 28,8%, quando o desejável é pelo menos 95%.

Doença e mortes

Já o sarampo está de volta ao país. O Ministério da Saúde publicou boletim, nesta semana, em que confirma 1,1 mil casos da doença em solo brasileiro. Ainda há outros 5.058 casos sendo sob investigação. Em Santa Catarina, o último caso que se tem notícia ocorreu em 2013, mas a doença fora contraída em São Paulo.

Poliomielite

A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causa pelo Poliovírus, podendo infectar crianças e adultos por via fecal-oral e provocar ou não a paralisia. A enfermidade ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida nos membros inferiores. A pólio pode ser mortal caso as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição forem infectados.

Sarampo

Já o sarampo é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo vírus morbilivirus, que é transmitido pelas secreções respiratórias e provoca inflamação generalizada nos vasos sanguíneos. O nível de contágio é altíssimo e pode matar em caso de complicações infecciosas, em especial em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

DEIXE UMA RESPOSTA