A Fundação Cultural de Navegantes realizou, no último sábado (14), a entrega da Medalha de Mérito Prefeito Athanásio Joaquim Rodrigues (Lei Ordinária 2.202 de 2009), durante a missa no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. O homenageado foi Gilberto Luiz Gonzaga, o primeiro pároco de Navegantes depois que o município foi emancipado.

De acordo com a superintendente da Cultura, Regina Célia Correia, a homenagem acontece sempre no mês de agosto de todo ano, durante as comemorações de aniversário do município. No entanto, por motivo de viagem do homenageado, a entrega da medalha referente ao ano de 2016 só pode ser realizada agora em janeiro.

Quem é?

Gilberto Luiz Gonzaga foi o primeiro pároco de Navegantes. A instalação oficial do município ocorreu na mesma data da instalação da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no dia 26 de agosto de 1962. Contou com a presença em missa solene do Arcebispo Dom Joaquim Domingues de Oliveira, que veio dar posse ao padre Gilberto Luiz Gonzaga; do então governador do Estado, Celso Ramos; que além de instalar o novo município, deu posse ao primeiro prefeito Athanásio Joaquim Rodrigues. O homenageado foi, ainda, um dos responsáveis pela construção do Santuário e estimulador de diversas lideranças na cidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA