Novos profissionais do Mais Médicos já estão trabalhando em Navegantes. Conforme informou a Secretaria da Saúde, das 10 vagas disponíveis após a saída do mesmo número de médicos cubanos, sete delas foram ocupadas até o momento.

Os sete brasileiros ocupantes das vagas dos cubanos estão atuando no interior, no Verde Mar, em Machados, em São Pedro e no posto Central. A maioria dos profissionais é de outros estados, porém eles já conheciam a região, seja por conta de familiares residentes ou por terem atuado em algum momento por aqui.

Segundo a secretária da pasta, Marluza Trevisan, em nenhum momento os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do município ficaram desassistidos com a saída dos profissionais cubanos. “As outras unidades deram suporte aos pacientes, e o hospital também”, contou. Entretanto, ela pondera e diz que os munícipes acabam sentindo alguns efeitos negativos porque “eles já tinham criado vínculos com esses médicos”.

Ainda restam três vagas para o município, porém ainda há certa incerteza sobre o preenchimento. No edital, três interessados selecionaram Navegantes, porém só um deles deu retorno à Secretaria de Saúde. Segundo Marluza, a médica em questão entrou em contato na segunda-feira (03) e afirmou que se apresentaria até este fim de semana.

Sem contato

Os outros dois profissionais selecionados não entraram em contato com o município e a secretária também não teve sucesso em contatá-los, pois os números telefônicos fornecidos por ambos não existem. A data final para a apresentação dos profissionais em todo o país é dia 14 de dezembro, próxima sexta-feira.

Desistências

Na última terça-feira (04), o Ministério da Saúde informou que cerca de 200 médicos desistiram oficialmente de ingressar no programa Mais Médicos, tendo comunicado aos municípios nos quais se inscreveram sobre suas decisões. Segundo a pasta federal, estão entre os motivos das desistências a incompatibilidade de horário com outras atividades profissionais, ingresso em residência médica, novas propostas de emprego e problemas pessoais. Por conta disso, o ministério irá reabrir as vagas via edital.

Números

No último balanço do Ministério da Saúde, 34.653 médicos habilitados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) haviam feito a inscrição no Mais Médicos, porém somente 23.951 concluíram seus cadastros. Destes, 8.405 foram selecionados pela pasta para participar do programa. Até terça-feira, 3.276 profissionais já haviam se apresentado ou iniciado as atividades nos seus locais de trabalho designados.

DEIXE UMA RESPOSTA