Em viagem a Brasília, o prefeito de Navegantes, Emílio Vieira (PSDB), esteve na última terça-feira (21) no Ministério das Cidades, para entregar em mãos ao ministro Bruno Araújo, o projeto do binário que será construído nas vias no entorno do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder. O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) também participou da reunião, no intuito de dar seu apoio a essa obra. O projeto está pré-aprovado pelo ministério e terá um investimento de R$ 13,5 milhões.

Conforme o prefeito, esta obra dará uma nova cara a região do aeroporto. O binário irá transformar ruas paralelas em mãos de sentido único, descongestionando assim o tráfego na rua Manoel Leopoldo Rocha – hoje a principal via de acesso ao aeroporto. Estão previstas a drenagem das ruas de acesso, construção de ciclovia e padronização das calçadas.

O projeto de implantação do sistema binário propõe que se atenda ao tráfego de passagem e a separação funcional do acesso ao aeroporto, otimizando e requalificando a infraestrutura viária.

Objetivo

O objetivo é organizar o tráfego de acesso ao aeroporto e o tráfego de passagem, assim como a manutenção de um sistema viário de acesso exclusivo ao terminal, visto que a frota do município atualmente está estimada em 37 mil veículos.

Com o binário, será possível a implantação de duas linhas troncais de serviço para o transporte coletivo. A primeira ligando a área central ao terminal aeroportuário, utilizando uma circular, a outra como troncal de passagem, ligando a estação central aos bairros ao norte do município.

Sistema viário

A alteração no sistema viário trará mudança na mobilidade urbana, fazendo, pela primeira vez, a implantação de linhas de atendimento do sistema de transporte coletivo urbano com o aeroporto e dele para todos os bairros e principais pontos de conexão da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA