A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Navegantes apresentou nesta semana o Projeto Navegando pelo Natal, que tem como intuito fomentar o comércio do município durante as semanas que antecedem as festividades de dezembro.

A intenção do projeto é realizar o fechamento parcial da avenida João Sacavem, no Centro, durante o período natalino, entre os dias 07 e 24 de dezembro. O trecho contemplado é entre a Farmácia Santa Catarina e o terminal rodoviário. Neste trajeto será usada uma das faixas do trânsito e a parte do estacionamento. Conforme divulgado pela CDL, haverá atrações diárias no local, incluindo apresentações culturais (em parceria com a Fundação Cultural), de coral, casinha do Papai Noel e brinquedos diversos para a criançada aproveitar. O maior volume de atrações ocorrerá próximo e durante os finais de semana, a partir das 14h em dias de semana, e sábado e domingo ocorrem já na parte da manhã. A programação completa será divulgada na próxima semana.

Segundo Marciani Batistelli, secretária executiva da CDL, o espaço serve como uma atração para os navegantinos aproveitarem o comércio de Navegantes, que saia e aproveite. No local, os comércios como lanchonetes e restaurantes poderão pôr mesinhas do lado de fora de seus estabelecimentos para criar um ambiente mais agradável e chamativo para os clientes. Há conversas também para trazer alguns food trucks para o período.

Fomentar o comércio

É uma prática comum muitos navegantinos deixarem de comprar no comércio de Navegantes e irem para cidades vizinhas, especialmente Itajaí, para adquirir os presentes de Natal. E o projeto vem justamente para tentar ajudar a fomentar o comércio local, incentivar os consumidores a fazer suas compras aqui e prestigiar as lojas presentes na cidade.

Tratativas

O projeto da gestão do presidente da CDL, Claudio Jesus Cotienschi, existe desde o início do ano, mas demorou para se tornar realidade. Ele já havia sido apresentado à prefeitura nos primeiros meses de 2017, porém com o afastamento do prefeito Emílio Vieira (PSDB) as tratativas ficaram estagnadas. No começo do mês de novembro, no entanto, reuniões com o prefeito, o vice Donizete José da Silva (PSB), e outros secretários fez com que a pauta fosse adiante. Um dos colaboradores do governo no projeto é o secretário de segurança, Johnny Coelho, que irá coordenar o fechamento da avenida e da segurança do local.

Procura parceiros

A montagem da estrutura será realizada exclusivamente por voluntários, coordenados pela arquiteta do projeto. Todos os custos serão absorvidos por empresários e pela própria CDL. A entidade ainda procura por parceiros para ajudar na realização do mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA