Foi realizado o lançamento oficial do Associação de Apoiadores dos Microempreendedores Individuais e Microempresários do Litoral Catarinense – Pró-MEI Litoral na última terça-feira (29), na Associação Amigos do Gravatá. Na ocasião, estiveram presentes representantes do órgão estadual, do Poder Público municipal, empresários, empreendedores, associações e comunidade em geral.

Na oportunidade, foram apresentados os objetivos e ações da entidade, apenas o segundo no estado, que busca apoiar o microempreendedor e microempresário. A intenção do Pró-MEI é capacitar estes profissionais ligados a indústria, comércio, agroindústria e serviços, em aspectos tecnológicos, gerenciais e recursos humanos, por meio de estímulo e promoção do associativismo como mecanismo indispensável para garantia de seus resultados. Segundo o presidente do Pró-MEI Litoral, Vilmar da Silva Junior, o campo de trabalho da associação inclui planejamento, organização, controle, assessoramento, fomento e execução de ações nas áreas econômica, social, tecnológica, educacional, cultural, científica e ecológica.

Um dos focos é incentivar o empreendedor autônomo a se formalizar, tornando-se MEI, lhe oferecendo suporte jurídico e contábil gratuito. E isso serve para profissionais como pedreiro, pipoqueiro, padeiro, costureira, cabeleireira, eletricista.

Vantagens

Segundo Silva Junior, há algumas vantagens para quem se torna MEI em relação à autonomia: contribuição do INPS mais barata; subsídios como auxílio doença e maternidade; obtenção de crédito no valor de R$ 3 mil sem juros junto ao Bancri; certificação digital e nota fiscal eletrônica safeweb; além de criar uma identidade jurídica.

Mostra empresarial

Entre as ações para promover o Pró-MEI estão previstos para este ano a segunda edição da Mostra Litoral Empresarial – que será mais focado no MEI, em julho, em parceria com a Paróquia Santa Paulina, em Navegantes; e entre agosto e setembro acontece o InforMEI – 1º Encontro de Formação e Capacitação do ME e MEI de Santa Catarina, sediado em Blumenau. Além disso, também foi realizada a incorporação do Núcleo das Mulheres Empreendedoras Unidas de Navegantes e região – MEU Navegantes.

Abrangência

O Pró-MEI Litoral irá abranger os municípios de Navegantes, Penha, Itajaí, Piçarras e Barra Velha. Nesta região, há 19.975 MEIs formais, segundo o Portal do Empreendedor. Só em Navegantes são 3.455. De acordo com Silva, a estimativa é que o número de profissionais na ilegalidade e que poderiam vir a se tornar MEI é o dobro dos registrados.

DEIXE UMA RESPOSTA