A promoção Liquida Navegantes, que teve sua primeira edição entre os dias 01 e 08 de setembro, foi um sucesso de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Navegantes. Durante reunião com os associados, ficou estipulado que o evento promocional do comércio irá ocorrer duas vezes por ano daqui pra frente.

Na segunda-feira (10), em reunião na CDL, foram discutidos os resultados da Liquida Navegantes. Apesar de não haver ainda números fechados sobre o desempenho da promoção, foi unanimidade que os sete dias de descontos nas lojas, credenciadas ou não ao movimento lojista, aqueceram o comércio de modo geral. Vale lembrar que no dia 07 de setembro, devido ao feriado nacional, as lojas ficaram fechadas. Ainda assim, as vendas tiveram alta.

Em conversa mais informal, através de um grupo formado por 212 participantes do comércio em uma rede social, também foi possível verificar a temperatura do quadro, e segundo o presidente da entidade, Claudio Jesus Cotienschi, as respostas foram bem positivas. Portanto, a partir de agora, serão realizadas duas edições anuais: uma em fevereiro, para realizar a liquidação de verão, e outra entre final de agosto e início de setembro, para fazer o saldão de inverno.

No geral, os setores que tiveram maior volume de vendas foram os de calçados e confecção. Dentro do período de promoção, as lojas ofereciam descontos de até 50%.

Por que setembro?

A escolha do mês de setembro veio devido à ausência de uma data especial no comércio, aproveitando também a troca de estação para liquidar o estoque dedicado às estações mais frias. O calendário do comércio agora tem mais duas datas para aquecer o setor: dia das crianças (12 de outubro) e o natal (25 de dezembro), sendo essa a mais esperada do ano pelos comerciantes.

Setor está em alta

Em geral, apesar de a economia brasileira não estar como todos gostariam, o comércio catarinense tem demonstrado ter recuperado um pouco do fôlego, com alta de 6,9% na movimentação no primeiro semestre de 2018 se comparado com o mesmo período de 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE). O estado também mostrou um acréscimo de 3% nas vendas durante o Dia dos Pais em relação aos períodos de movimentação normal, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC), ainda que tenha havido queda de 4,1% no faturamento da data especial em relação a 2017.

Acumulado ano

No acumulado do ano, o comércio de Navegantes tem apresentado aumento nas vendas em torno de 5% a 8%. Segundo o presidente da CDL local, o otimismo se mantém devido aos resultados de 2018 até aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA