Neste sábado (23) acontece a oitava edição do Juntos pelo Rio. A iniciativa tem como propósito realizar a limpeza do Rio Itajaí-Açu, em Navegantes e Itajaí, além do Rio Gravatá também do lado de cá, na divisa com Penha. Por aqui, a ação é coordenada pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes (GTEAN). A concentração começa a partir das 8h, no estacionamento da prefeitura e na praça do portal do Gravatá.

Novamente, o foco da causa é contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, já que o lixo acumulado nos leitos dos rios podem ser criadouros do inseto, aumentando assim os riscos da doença.

Além do recolhimento, os dejetos também passam por pesagem e separação. O material reciclável é encaminhado à cooperativa ambiental, enquanto o não-reciclável é enviado para o aterro sanitário. Na edição de 2018, o evento, em Navegantes, recolheu mais de 3,6 toneladas de lixo, sendo 1.720 quilos de material reciclável, contra 1.930 quilos de materiais não reaproveitáveis. Na última realização, o município contou com a participação de 327 pessoas na ação. Desde 2012, quando ocorreu a primeira edição, já foram coletadas mais de 75 toneladas de resíduos combinando as ações das duas cidades.

Levar copo

Segundo o vice-coordenador do evento em Navegantes, Vilmar da Silva Junior, a coleta deve seguir até o meio dia. No local, serão entregues camisetas (número limitado) para os voluntários, lanche, luvas e sacos de lixo. A coordenação pede para que as pessoas levem sua própria garrafa ou copo d’água.

Boné e protetor

Será ofertado água, porém não haverá disponibilização de copinhos plásticos, fazendo parte da iniciativa ambiental de diminuição de plástico. Além disso, também se pede que os participantes levem boné/chapéu e protetor solar.

Educação ambiental

No dia, o GTEAN também irá oferecer ações de educação ambiental (com participação dos escoteiros lobinhos e bombeiros mirins), oficina de reciclagem, animadores, além da entrega de 200 mudas de plantas.

O GTEAN

O GTEAN, que coordena o evento, foi criado em 2016 tendo como objetivo promover campanhas educacionais e de treinamento, destinadas a despertar a consciência ambiental da população para com os problemas de preservação e proteção ambiental e auxílio na difusão dos princípios da política municipal do meio ambiente. Compõem o grupo instituições e entidades que representam o poder público, instituições de ensino, organizações não-governamentais (associações, fundações, dentro outras), empresas de direito público e privado.

Objetivos

Em 2019, o grupo buscará estar mais presente dentro de centros de educação infantil, escolas, grupos de escoteiro, bombeiros mirins, fazendo um trabalho mais forte na conscientização ambiental dos jovens.

Como participar?

Quem quiser participar da ação deste ano, pode realizar a inscrição pelo número (47) 99966-4647 ou pode realizá-la nos pontos de encontro no dia do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA