Na última terça-feira (12), a Junta de Serviço Militar de Navegantes realizou a formatura de Juramento à Bandeira Nacional, na qual estiveram presentes 520 jovens, os foram oficialmente dispensados do serviço militar. Na oportunidade, foi realizada a entrega do Diploma de Amigo da Junta de Serviço Militar, às empresas e personalidades que prestaram relevantes serviços ao órgão.

A solenidade teve por objetivo a prestação do compromisso perante a Bandeira Nacional pelos cidadãos da Classe de 1999 e realizar a entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) aos perdoados da prestação das atividades militares inicial no ano de 2017, conforme prevê a Lei do Serviço Militar.

A cerimônia foi presidida pelo secretário da Junta de Serviço Militar de Navegantes, Rogerio Cordova Diniz.

O que é?

O Juramento à Bandeira é um ato de cidadania e compromisso que deve ser lembrado pelo cidadão, após a dispensa do serviço militar. Por ser um dever cívico, está estabelecido na Constituição Federal, onde consta o alistamento como obrigatório e aqueles que não comparecem ficam impedidos de tirar passaporte, assumir cargos no serviço público e realizar matricular em faculdades, além de sanções previstas no Regulamento do Serviço Militar. Em tempos de paz, o serviço militar no Brasil vai dos 18 aos 45 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA