O Grupo Escoteiro Plácido Marcondes, de Navegantes, completou um ano de vida no último domingo (13). Para celebrar o aniversário, foi realizado no sábado (12), um evento com jantar e condecoração para apoiadores e voluntários da confraria. Aberta ao público, a celebração contou com a presença de cerca de 250 pessoas.

Feito em parceria com o restaurante que sediou a festa, o qual ofereceu parte do valor arrecadado com o jantar para o grupo, o evento serviu para celebrar e também reconhecer aqueles que ao longo de 12 meses ajudaram o movimento escoteiro de alguma maneira, seja de forma financeira ou através de voluntariado. Pessoas físicas e jurídicas foram agraciadas com um certificado de gratidão. Alguns chefes do grupo também foram condecorados com medalhas.

Hoje, o grupo conta com cerca de 100 inscritos, entre crianças, adolescentes e adultos. O movimento escoteiro se divide nas seguintes categorias: lobinho (de seis anos e meio até 11 anos); escoteiro (de 11 a 15 anos); sênior (de 15 a 18 anos); e pioneiro (de 18 a 28 anos). Elas acontecem todos os sábados, das 14h às 17h. Os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Contribuição

Apesar de não haver uma mensalidade propriamente dita, existe uma contribuição associativa no valor de R$ 45, que é direcionado para custear as despesas do grupo.

Para ajudar nas atividades dos escoteiros, este precisa de voluntários, já que não há salários para os envolvidos.

Faltam voluntários

Segundo o presidente do grupo, Adriano Carpes, eles contam com 30 voluntários. “Se me perguntar se está faltando, está. Nunca é o suficiente”, riu, ainda que a sentença seja verdadeira. Ele especifica que há espaço para várias funções, com e sem crianças, desde secretaria, cozinha, até as atividades com os jovens. “Quem quiser trabalhar e ajudar, é muito bem-vindo”, disse Adriano.

Atividades

As atividades são voltadas para a educação, e de várias maneiras. Ali os jovens têm mais contato com a vida ao ar livre, trabalham com formas lúdicas para ensinar sobre liderança, trabalho em equipe, respeito aos mais velho, hierarquia, entre outros valores positivos.

Lei municipal

Uma conquista recente para o movimento, segundo Adriano, foi a legislação aprovada na Câmara Municipal, na quinta-feira (10), que institui a semana municipal do escoteiro em Navegantes, oriunda do Projeto de Lei Ordinária nº 10/2018, aprovado por unanimidade entre os vereadores, que deve ser homologada pelo prefeito Emílio Vieira (PSDB) nos próximos dias.

Como se inscrever?

Para se inscrever no movimento, basta estar dentro da faixa etária estipulada e se dirigir até o local onde ocorrem as reuniões, na rua Jornalista Abdon Foes, 1345, em anexo à ADR, no bairro Gravatá.

DEIXE UMA RESPOSTA