Desde o dia 18 de outubro, a Secretaria de Educação de Navegantes está promovendo a atualização dos cadastros das crianças de quatro meses a cinco anos da Fila Única da Educação Infantil. O prazo estende-se até 19 de novembro.

O recadastramento vale apenas para os pais que não conseguiram vaga para seus filhos em 2018. A atualização dos dados se faz necessária porque em alguns casos a família já não reside mais no município, perdeu o interesse na vaga ou não tem seus telefones de contato atualizados. Para a Secretaria de Educação, é “fundamental filtrar” os cadastros, oportunizando assim quem mantém interesse e necessidade de uma vaga na Educação Infantil do município.

Segundo a secretária de Educação, Graziela Cristiane Correa, caso os pais não efetuem o recadastramento durante o período estipulado, estes terão os cadastros transferidos para um arquivo morto, impossibilitando o acesso à vaga para 2019. Para retornar à Fila Única, teriam de fazer um novo cadastro, que teria uma nova classificação cronológica. Para atualizar os dados, os pais devem procurar a unidade de ensino na qual fizeram o cadastro, com a certidão de nascimento da criança em mãos.

Primeira vez

Aqueles que irão se inscrever pela primeira vez na Fila Única, precisam se dirigir à secretaria de qualquer escola da rede pública municipal e realizar o cadastro online. Para tanto, é necessário ter em mãos a certidão de nascimento da criança, comprovante de residência, CPF ou RG do responsável, telefones para contato e declaração de trabalho da mãe ou responsável, nos casos de interesse por vagas em período integral. É possível cadastrar três opções de escola e a criança será chamada para a vaga que abrir primeiro.

Rematrícula

Vale ressaltar que os alunos matriculados em 2018 têm sua vaga para 2019 garantia e deverão apenas fazer a rematrícula na época divulgada pela unidade escolar.

Educação Infantil

A Fila Única é exclusiva para alunos de Educação Infantil, de quatro meses a cinco anos. As crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2019 e que estão matriculadas em 2018 na rede municipal de educação serão encaminhados para as escolas que atendem o 1º ano, de acordo com a disponibilidade de vagas, com garantia de atendimento. As crianças de seis anos completos ou que irão completar a idade na data já citada, mas que não estão matriculadas em uma unidade de ensino do município devem procurar as escolas que atendem o 1º ano e buscar orientações sobre vagas, datas e procedimentos.

Divulgação edital

Nos próximos dias deverá ser divulgado o edital de matriculas com datas e procedimentos para as rematrículas (alunos já matriculados em 2018) e para novos alunos, garante a secretária de Educação.

14 mil alunos

Hoje, a rede municipal de educação conta com aproximadamente 14 mil alunos, dos quais mais de quatro mil referem-se à faixa etária entre quatro meses e cinco anos.

DEIXE UMA RESPOSTA