A 123ª edição da Festa Nossa Senhora dos Navegantes segue até o próximo domingo (10), em Navegantes. Entre as atrações, estão missas, shows e as procissões terrestre e fluvial. A terrestre é a de maior destaque, já que conta com o maior manto do planeta, de acordo com o Guiness Book – o Livro dos Recordes. O manto sagrado de Nossa Senhora deve ser ainda maior neste ano do que em 2018, segundo os organizadores.

A procissão terrestre deveria ter ocorrido no último sábado (02), porém devido ao mau tempo teve de ser adiada. Com isso, ela foi transferida para este sábado (09), após a missa das 19h30, no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. No ano passado, o manto sagrado da padroeira contava com 55 metros de comprimento e 1.059,80 m² de tecido. A ideia nasceu do padre Marcos Zimmermann e foi confeccionada por uma empresa local.

Com o sucesso da procissão de 2018, neste ano a organização foi mais ambiciosa. Querendo bater a própria marca e trazer um número recorde de fiéis para o evento. O novo manto tem 61 metros de comprimento, podendo ser carregado por aproximadamente cinco mil pessoas.

Será distribuído

Assim como no ano passado, após a festa, o manto será dividido em milhares de pedaços e distribuídos para quem quiser levar de recordação. No ano passado, o artefato foi transformado em mais de 16 mil retalhos.

Procissão pluvial

No domingo, acontece a procissão fluvial no Rio Itajaí-Açu, após a missa das 16h30 no Santuário.

Trânsito

De hoje (08) até domingo, haverá interdição em ruas na área central da cidade, do posto de gasolina localizado no cruzamento entre a avenida Santos Dumont e rua Anibal Gaya até a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, segundo informa a Navetran. Apesar de não fazer parte da programação da festa, o órgão também informa que no sábado (09), das 5h às 9h30, da avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral, esquina com a João Sacavem, até a rótula do aeroporto, haverá interdição por conta de uma prova de triathlon.

DEIXE UMA RESPOSTA