Desde a última sexta-feira (26) está sendo realizada no município a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. A programação da 122ª edição do evento segue até o domingo (04), incluindo shows e missas. Uma das atrações, no entanto, é uma novidade. Durante o feriado desta sexta-feira (02), será inaugurado o Memorial Nossa Senhora dos Navegantes, uma forma de homenagear a padroeira da cidade.

Hoje, a partir das 16h, ocorre a apresentação solene do espaço, que será aberto para o público, na travessa Valdemar Vieira, nº 42, anexo ao barco do Santuário. A concepção do projeto é da Associação Obras Sociais da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, por meio do Fundo Municipal de Cultura / Edital Vilma Mafra de Apoio à Cultural, como parte do Plano Municipal de Cultura.

Conforme descrevem os idealizadores, o Memorial será um espaço de resgate da tradição que é cultuada há mais de 100 anos na cidade. Ficará à disposição para visitação um acervo com fotos históricas, documentos, imagens e objetos litúrgicos.

Ajuda em Itajaí

Parte do material exposto foi conseguido com a ajuda da Fundação Cultural de Itajaí, já que Navegantes há pouco mais de meio século fazia parte do município vizinho.

Além do Memorial, as celebrações continuam.

Boa comida

Há jantares todos os dias (pelo valor de R$ 25 por pessoa) e almoço nesta sexta-feira e no domingo (por R$ 20) e missas todos os dias. Hoje o destaque fica pela procissão terrestre, que acontece a partir das 19h30, horário da Santa Missa. O trajeto inicia no Santuário, segue na avenida João Sacavem em direção à praia, dobrando na esquina do banco Bradesco, e voltando pela rua da prefeitura, até chegar novamente ao Santuário.

Banda Flerte

Depois, às 22h, tem show com a Banda Flerte. No sábado (03), a atração musical, também às 22h, é o grupo Garotos de Ouro. Já no domingo (04), às 21h, é a vez do show de evangelização com Dunga, missionário da comunidade Canção Nova, e a cantora Gracielle.

Procissão fluvial

No domingo também acontece a procissão fluvial pelo rio Itajaí-Açu com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. O arcebispo Dom Rafael Biernaski é o responsável pela Missa dos Romeiros que dá início à cerimônia, a partir das 16h.

Programação completa

Sexta-feira (02/02)

10h30 – Santa Missa

12h – Almoço (buffet)

15h – Terço

19h30 – Santa Missa seguida por Procissão Terrestre

22h – Show com a Banda Flerte

Cardápio da noite: Churrasco, Espetinhos, Pastel, Bananinha, barraca de doces e picolés.

Sábado (03/02)

19h30 – Santa Missa

22h – Show com Garotos de Ouro

Cardápio da noite: Risoto de Frutos do Mar, Churrasco, Espetinhos, Pastel, Bananinha, barraca de doces e picolés.

Domingo (04/02)

10h – Santa Missa

12h – Almoço (buffet)

16h – Missa dos Romeiros com Dom Rafael, seguida por Procissão Fluvial com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes.

21h – Show de Evangelização com Dunga e Gracielle.

19h30 – Santa Missa

Cardápio da noite: Churrasco, Espetinhos, Pastel, Bananinha, barraca de doces e picolés.

DEIXE UMA RESPOSTA