Uma das unidades de ensino mais antigas de Navegantes fez aniversário esta semana. A Escola de Educação Básica Adelaide Konder, localizada no bairro Machados, completou na quarta-feira (10) 65 anos de vida e irá celebrar as mais de seis décadas de fundação neste sábado (13) com atividades especiais, das 8h ao meio dia.

Haverá uma série de atividades realizadas no sábado no educandário que está situado na rua Santos Macarini, nº 350, no bairro Machados. Durante a manhã, alunos do Ensino Médio Inovador farão o evento intitulado I9, sigla para “inove”. Os alunos desse ensino médio tem o diferencial de trabalhar com projetos e pesquisas. Serão várias salas organizadas por esses estudantes que contemplarão apresentações culturais em geral, lúdica, científicas e contação de histórias.

Alunos do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) também terão espaço, em especial para apresentar esta variação do ensino médio, classificado como profissionalizante técnico de segurança do trabalho. Acontecerão no local apresentações musicais com bandas locais, além de uma feira das nações e um torneio de futsal disputado somente por ex-alunos da escola. Ao todo, serão 12 equipes, cada uma com cinco ex-estudantes do Adelaide Konder. Toda a comunidade escolar e local está convidada para a celebração, que será aberta ao público.

Histórico

A escola foi fundada no dia 10 de maio de 1952, sob o nome de Escola Reunida Adelaide Konder. Inicialmente, ela era uma estrutura apenas de madeira e situada em outra localidade, perto do antigo Caramujos, em Machados. A direção da escola não soube precisar, mas após alguns anos a sede foi alterada, se hospedando no local onde se encontra hoje.

Mudanças

Com o passar das décadas, a escola foi mudando de cara, sendo reformada e ampliada em várias ocasiões. Em breve, um auditório e cinco novas salas serão entregues. Segundo a direção do colégio, esses espaços já estão praticamente prontos, mas faltam ainda alguns detalhes para a inauguração.

Hoje a escola conta com cerca de 30 salas, ginásio de esporte, quadra, 1019 alunos divididos nos três turnos por ensino fundamental anos iniciais e anos finais, ensino médio regular (noturno), inovador e integrado a educação profissional.

Fase importante

A importância da Escola de Educação Básica Adelaide Konder é explicada pelo fato de o ensino médio, um dos quais o educandário se dedica, ter se constituído no Brasil, ao longo da história da educação brasileira, como o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamento aos desafios estabelecidos pela sociedade moderna, em decorrência de sua própria natureza enquanto etapa intermediária entre o ensino fundamental e a educação superior e a particularidade de atender a adolescentes, jovens e adultos em suas diferentes expectativas frente à escolarização.

DEIXE UMA RESPOSTA