Pioneira e referência em Santa Catarina, a Mendes Vistoria, instalada em Navegantes, é a única empresa de vistoria veicular no município. Por conta disso, ela se torna importante para os navegantinos que precisam vistoriar seus automóveis, e eles são muitos – segundo a Fundação Municipal de Vigilância (Navetran), hoje são mais de 45,5 mil veículos emplacados; em 2014, conforme dados da Circunscrição de Trânsito (Citran) de Navegantes, o número girava em torno de 37 mil. E a estatística cresce diariamente.

Para dar conta de tamanha demanda, é preciso ter ciência da responsabilidade do serviço e ter competência. A Mendes Vistoria está aberta desde 2009, sendo uma das primeiras empresas desse segmento no estado de Santa Catarina, conforme informa Ricardo Mendes Mafra, diretor geral da empresa, que está presente somente em Navegantes, sem outras filiais.

A companhia oferece o serviço de vistoria veicular para transferência do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC). Antigamente, apenas o órgão poderia realizar o serviço, porém ele passou a terceirizá-lo, habilitando algumas empresas.

Diferenciais

No estado, existem 63 credenciais e a Mendes Vistoria é uma delas, sendo uma das quatro que podem realizar o serviço para veículos com placas de Navegantes. Os preços são tabelados pelo próprio Detran/SC, portanto o diferencial da empresa é ser própria do município, a longevidade e experiência, somados com a excelência no atendimento. Desde novembro do ano passado, a empresa está com uma nova estrutura, feita sob medida conforme resolução e portarias estabelecidas pelo órgão de trânsito estadual.

Como funciona

O serviço oferecido é de checar desde a documentação até condições do veículo, seminovo ou usado, para que ele seja transferido para um novo proprietário. Os documentos que devem estar em condições regulares são o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Além disso, taxas do seguro obrigatório, licenciamento e IPVA devem estar quitadas. Depois disso, a vistoria checa o estado de conservação e bom funcionamento de alguns itens como chave de roda, triângulo, quebra sol, buzina, velocímetro, retrovisores, cinto de segurança e extintor de incêndio.

Itens obrigatórios

Para passar na verificação, a suspensão do veículo deve estar intacta, no caso, não pode ser rebaixado. Pneus precisam estar em boas condições e a largura não deve exceder o limite da carroceria. Janelas não podem ter rachaduras, caso sejam blindados, eles devem constar na documentação; o limpador de para-brisa, iluminação e portas devem funcionar perfeitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA