Casa caindo

O cerco vai se fechando cada vez mais para o ex-prefeito e duble de deputado Roberto Carlos de Souza, que vê suas chances de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa praticamente desaparecerem diante das investigações assumidas pelo Ministério Público Federal, que apura onde foram parar os R$ 500 mil, em dinheiro roubado pela Odebrecht, que Bob supostamente teria recebido para facilitar a vida da empreiteira na licitação para concessão dos serviços de água e esgoto de Navegantes.

Vitória de Pirro

Apesar de ter conseguido emplacar toda a banda podre remanescente do governo anterior na atual administração, Roberto Carlos é a derrota em pessoa, pois o grupo que ainda permanece ao lado do ex-prefeito é constituído por uma escória de corruptos. É notória a perda de prestígio deste homem que num passado próximo foi tido como das maiores lideranças políticas da região. Por agora, se disputar alguma eleição, será no grêmio recreativo do Presídio da Canhanduba, se depender das investigações em curso. Quem poderá lhe fazer companhia é aquele ex-secretário de Obras ladrão, o Quinzinho.

Não levou

E por falar em banda podre, a quadrilha que vem roubando os cofres públicos municipais desde 2009 tentou incrustar um dos seus no instituto de previdência, o NavegantesPrev, por meio da contração de uma assistente social para a autarquia. Os vereadores perceberam a manobra e por sete votos a dois recusaram o projeto que previa tal contratação. Esta acachapante derrota demonstra a perda de força deste decrépito grupo político que ainda tenta colocar pessoas em posições importantes, para continuar praticando ilícitos e fraudando a prefeitura.

Está sem rumo?

Muitas pessoas têm procurado este néscio e abobalhado caça letras para externar preocupações com a maneira como as coisas estão sendo conduzidas na Prefeitura Municipal de Navegantes. O vácuo de poder criado pelo afastamento do prefeito eleito Emílio Vieira (PSDB), para tratamento de saúde, é notório e indiscutível. Porém, vejo com bons olhos a forma como Donizete José da Silva (PSB) vem conduzindo as ações no paço municipal. Confesso apenas que eu gostaria de ver uma mão mais firme em certas situações.

Volta ou não?

Enquanto a Câmara Municipal aprovou o afastamento de Emílio por 180 dias, há quem garanta que o prefeito já esteja praticamente recuperado e que poderia estar de volta até o fim deste mês. Independente de quando este retorno se dê, é importante que até lá Donizete tenha liberdade suficiente para comandar a cidade com mãos de ferro. Hoje, a impressão que tenho, espero estar errado, é que a caneta do prefeito em exercício parece aquelas de lotérica, com uma cordinha na ponta. Pode usar, mas não pode levar aonde quiser.

Mudar para melhorar

Converso com muitos empresários que estão realmente preocupados com o futuro, pois Navegantes não pode parar. Havia a intenção de se realizar uma reforma administrativa, mas deixaram tão importante planejamento nas mãos erradas, de pessoas desonestas e incompetentes, o que trouxe a zero as chances dela ser implantada. Enquanto se faz contratações políticas, posições importantes não são preenchidas. Há de se fazer algumas trocas no primeiro escalão, pois até aqui, este governo ainda tem a cara de Bob Carlos, e no momento isto não é bom.

Há de se ter calma

Penso que a cidade, ainda que de forma lenta e com falhas em algumas áreas, caminha gradualmente. Tenho a mais alta admiração e a expectativa de que a dupla Emílio e Donizete irá atravessar este momento sem sobressaltos, e pavimentando uma estrada que leve ao desenvolvimento com sustentabilidade. Seria fácil criticar certas ações, mas é tempo de todos unirem forças para a construção de uma Navegantes mais digna e que dê condições de ampla cidadania aos munícipes. Como única sugestão, sugiro que se livrem do Bob Carlos e sua turma, o quanto antes.

Decisão acertada

A Câmara Municipal de Navegantes agora está transmitindo as sessões ao vivo pelo Facebook e o sucesso da iniciativa pode ser conferido por todos os internautas que quiserem participar mais ativamente do cotidiano político de nossa cidade. O que há de mais positivo nisto tudo é que a partir de agora o povo saberá reconhecer quem merece estar lá ou não. As máscaras estão caindo e tem vereador (a) que causa vergonha nos expectadores, por posições desconcertantes assumidas na defesa do que é indefensável e por sequer saber verbalizar ideias e pensamentos. Sem contar um fantoche que entra mudo e sai calado.

Sonho com 2020

Confio piamente que haverá uma depuração na casa das leis, a partir do momento em que a população enxergar de forma clara quais são os objetivos que movem este ou aquele edil. Tenho recebido inúmeras mensagens criticando aqueles vereadores que traíram o eleitor para mamarem em tetas na prefeitura, Sebastião Alves da Silva (PSDB), o Meio Kilo ou o Valmir Cesar Francisco (PSDB), vulgo Cheiro. Se a memória deste povo não for tão curta quanto perna de cobra, teremos um novo contexto no ambiente político local nas próximas eleições. Tomara que isto não passe de um sonho na cabeça deste rotundo jornalista.

DEIXE UMA RESPOSTA