Um pleito animal

Se a turma da banda podre do governo passado pensa ter se livrado de um veterinário concorrendo à cadeira de prefeito em 2020, pode estar enganada. Apesar de o vereador Samuel Paganelli (PSDB) parecer ter desistido da política, após ser vítima de um crime contra a sua honra, seu colega Danilo Chiminelli estaria analisando a possibilidade de ingressar na vida pública, podendo colocar o nome à disposição para as eleições de 2020. Várias pessoas pediram para fazer o registro na coluna, pois crêem na viabilidade dessa postulação. Danilo, para quem não conhece, parece ter saído de um comercial de margarina, daqueles roteiros de família bela, feliz e num lar onde a prosperidade se espalha.

O galã é do bem

Chiminelli é bonitão, extremamente bem casado, pai de dois filhos lindos. Educado, simpático, sempre tem um sorriso no rosto e uma palavra para confortar aqueles que desfrutam de tão simpática presença. Formado em medicina veterinária, possui talento enorme para os negócios, tendo diversificado as atividades profissionais ao empreender com o cunhado e montar um estabelecimento pioneiro na cidade, uma boutique de carnes, onde o cliente pode escolher a peça e pedir para assar. Caso realmente decida concorrer, gastará saliva para convencer a estonteante e brava esposa de que isto é o certo a ser feito. Adriana parece avessa à ideia, algo comum nos dias de hoje, onde o ambiente político fede.

Tá, mas e daí?

O leitor mais afoito pode argumentar que eleição não é concurso de miss, nem enquete de empresário do ano para o que fora narrado transformar-se em densidade eleitoral, e isto não deixa de ser verdade. Contudo, Danilo é navegantino, prata da casa, conhece como poucos os problemas da cidade. Se existe chance de Danilo Chiminelli concorrer e/ou ganhar, não sei, mas potencial o garoto tem, de sobra. Na última eleição vimos este perfil de candidato cair no gosto do eleitorado. Tradicionalmente um pleito dita a regra para o outro e isto é um ponto a favor do jovem veterinário.

A messe é grande

Todo dia recebo sugestões de nomes, pessoas que estariam aptas à disputa e pleiteariam o cargo de chefe do Executivo em 2020. Oportunamente apresentarei aquelas com viabilidade ou confesso desejo de concorrer. Caso Emílio Vieira (PSDB) não engrene o governo, corre o risco de ser desalojado do paço por alguém que represente esta nova onda. Rinaldo Araújo, Liba Fronza, Osmari de Castilho Ribas, Popeye, Danilo Chimenelli, enfim, um chamado outsider, de fora da política. Para este néscio e flácido caça letras e os navegantinos, o ideal é que o capilarmente desafortunado prefeito parta para o embate e torne mais difícil a vida dos postulantes, pois só fará isto com a cidade crescendo e inaugurando obras.

Chuta que é macumba

O problema com a ponte que liga Navegantes a Penha, separando os bairros Gravatá de cada um dos municípios, vem sendo alardeado pelo advogado e engenheiro civil Rui Dalton Miecznikowski. O conheço bem e sei de duas coisas, quando abre a boca é porque tem a certeza do que está alegado e outra constatação, não irá se calar tão cedo. Para os prefeitos das duas cidades, já não será mais possível, caso o pior aconteça e um acidente seja registrado no local, alegar desconhecimento do iminente risco de queda daquela estrutura. A informação captada, tornando o episódio ainda mais problemático, é de que autoridades penhenses querem que a ponte venha a baixo para depois construírem outra.

Cronômetro ativo

A motivação para a torcida penhense pelo rompimento dessa pinguela seria financeira, para que a nova estrutura fosse elevada a ponto de permitir a passagem de barcos no local, assim as salgas que haviam naquela área seriam reativadas. Caso a “bela” ideia vigore, a ponte caia e coisa e tal, o contribuinte dessas cidades arcará com uma despesa avassaladora, isto a dívida possível de mensurar, aço, concreto, dentre outros insumos, porque se houver perda de vida humana, nem dinheiro resolve. Melhor a turma de cabeça coroada se mexer, pois agora o relógio corre contra vocês, tic, tac, tic, tac…

Será uma opção?

Na próxima quarta-feira, dia 05 de dezembro, o Partido Novo, que fez bonito nas eleições de outubro em muitos estados e cidades brasileiras, irá realizar reunião em Navegantes, no Clube Navemar, a partir das 19h, para apresentação da sigla e captação de novos filiados. Trata-se de uma agremiação de direita, alinhada às ideias do liberalismo econômico e que chega para mudar a cena política, prometendo atitudes éticas e transparentes, a começar por não aceitar dinheiro público para as campanhas. É boa oportunidade para quem está desgostoso com o sistema e pretende fazer algo para mudar. Acredito que valha a pena conhecer.

<>SOBE<>

A competente advogada Ana Elisa Manfrim Farias fora reeleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil / Seccional Navegantes para mais um mandato

<>DESCE<>

A temporada se aproxima e com ela turistas e veranistas irão chegar em Navegantes, por meio da BR 470, cujas obras se arrastam e o perigo é constante

DEIXE UMA RESPOSTA