Conforme esperado, o Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder será ampliado com investimentos de R$ 80 milhões oriundos do Governo Federal. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) oficializou o repasse com a informação de que irá abrir no dia 30 de janeiro de 2019 a licitação para reforma, ampliação e modernização do terminal de passageiros. Um dos setores do aeroporto, por exemplo, ganhará aumento no espaço de mais de 500%.

O aviso de licitação para as obras foi publicado no Diário Oficial da União no dia 23 de novembro. No edital, está previsto que o terminal passe de 5,2 mil metros² de área total construída para 13,6 mil m², o equivalente a quase dois campos de futebol. A empresa que for vitoriosa no certame terá até 18 meses para a conclusão das obras a partir da assinatura do contrato.

Segundo a Infraero, as obras fazem parte de um conjunto de medidas da empresa para melhorar e modernizar o terminal de passageiros, garantindo assim mais conforto e segurança tanto para os usuários quanto os trabalhadores.

Melhorias

Serão ampliadas e reformadas as áreas de check-in, embarque e desembarque, com climatização total da área e instalação de novas esteiras, elevadores e escadas rolantes, assim como os sanitários. Áreas tais como as comerciais, de órgãos públicos, e infraestrutura básica do aeroporto, como energia elétrica e abastecimento de água, também serão contempladas no edital. Fazem ainda parte das obras a ampliação, reforma e modernização de todo o conjunto de navegação aérea, buscando melhorias operacionais e de segurança.

Ampliações

A parte que ganhará proporcionalmente a maior ampliação é a inspeção de embarque, com aumento de 523% em seu espaço, saltando de 65 m² para 405 m². Em seguida, está a sala de embarque, com 368% de ampliação após a reforma, indo de 418 m² para 1.958 m². O espaço dos órgãos públicos ganhará 334% de ampliação, indo de 85 m² para 369 m². Sanitários aumentarão em 257% — vão de 180 m² existentes para 643 m² pós-reformas. A sala de desembarque terá 241% a mais de espaço, passando de 428 m² para 1.458 m². A área de esteiras de restituição de bagagem aumentará em 200%, indo de 1 m² para 3 m².

Saguão

O saguão público, por sua vez, terá aumento de 120% em seu espaço, passando de 1.244 m² para 2.735 m². Enquanto a área comercial sobe em 99% — antes contava com 1.065 m² e após a reforma e ampliação do terminal contará com 2.119 m².

Crédito

O repasse para as obras trata-se de um crédito orçamentário, uma verba PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, autorizado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Fluxo

A ampliação se faz necessária há tempos, já que Navegantes sofre um gargalo e ano após ano vem batendo recordes no número de passageiros. No início de novembro, o terminal superou a movimentação do ano inteiro de 2017. A Infraero estima que o aeroporto atinja a marca de 1,9 milhão de passageiros em 2018, entre embarques e desembarques.

DEIXE UMA RESPOSTA