Entre os dias 1º e 18 dezembro, acontece a primeira edição do Festival Gastronômico Sabores de Navegantes. Idealizado e realizado pela Associação de Bares, Restaurantes e Hotéis de Navegantes (Abrhon), o evento conta com a participação de 10 restaurantes do município, que irão oferecer opções gastronômicas com preço acessível e fixo: entrada, prato principal e sobremesa por R$ 39,90.

Integrarão o festival os seguintes restaurantes, todos associados da Abrhon: Churrascaria Tradição Gaúcha, Goods Hamburgueria, Restaurante Alatute, Bistrô Sinestesia, Backyard 197, The Bridge – Cozinha Moderna, Stoppen Galeteria, Restaurante Aconchego, Top Haus – Restaurante e Pizzaria, Restaurante Chef Sandra Zen e Restaurante Pillekão.

Segundo o presidente da Abrhon, Fábio Belleli, o festival segue os mesmos moldes do Balneário Saboroso e Porto dos Sabores, que acontecem em Balneário Camboriú e Itajaí, respectivamente. A composição dos pratos ficou a critério dos restaurantes, porém houve um cuidado para que não ficasse todo o foco em frutos do mar, para oferecer mais variedade no cardápio ao cliente.

Variedade de opções

Os pratos principais são dos mais variados tipos, indo de rodízio de carnes, passando por hambúrguer artesanal, peixe crocante com estrogonofe de amendoim e aligot, filé de anchova com pirão, até coxinhas de frango empanadas com temperos especiais. O preço estipulado foi em comum acordo, abaixo do que é praticado no festival semelhante em Balneário (R$ 49,90), haja vista a realidade diferente que vive o navegantino de modo geral. A ideia é tornar a gastronomia navegantina, feita por chefs de cozinha, mais acessível e não elitizá-la.

Objetivo

Para a Abrhon, o festival tem como intuito mostrar para a cidade e a região, além dos próprios turistas, que o município dispõe de uma gastronomia com variedade e qualidade, pois atualmente não há iniciativas na cidade que ressaltem o potencial gastronômico presente em Navegantes, e até por isso muitas pessoas acabam indo jantar em cidades vizinhas como Itajaí e Balneário pela falta de conhecimento das opções daqui.

Mesa redonda

Além das opções gastronômicas, o festival oferece, na segunda-feira (28), uma atividade paralela. Haverá uma mesa redonda, aberta a empresários, associados e colaboradores, para discutir gestão, o associativismo e seus benefícios, além do turismo, formas de atrair e agradar um novo perfil de turista, cada vez mais exigente, por meio do atendimento e do conforto. Estarão presentes no evento especial Valdir Rubens Walendowsky, presidente da Santa Catarina Turismo (Santur) e Raphael Kalil Dabdab Neto, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina (Abrasel/SC). Serão mediadoras da conversa as professoras Silvia Regina Cabral, coordenadora dos cursos de Turismo e Hotelaria e de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e Rosana Arruda Cruz, chef de cozinha, empresária e professora do curso de Gastronomia da Univali.

Como participar?

A mesa redonda será sediada no auditório da prefeitura, localizado na rua João Emílio, 100, no Centro, a partir das 20h. A entrada é gratuita, mas para isso é necessário fazer a inscrição antes do evento, através do email abrhonnavegantes@gmail.com.

Já visando a segunda edição, Belleli revela que ela deve acontecer em agosto de 2017 e o mês passará a ser fixo para a realização do evento, coincidindo com o Dia do Garçom, que acontece em 11 de agosto.

 

DEIXE UMA RESPOSTA