A oitava edição do Juntos Pelo Rio aconteceu no último sábado (23), simultaneamente em Navegantes e Itajaí. Centenas de voluntários compareceram no município para recolher cerca de 2,5 toneladas de lixo do Rio Itajaí-Açu e do Rio Gravatá.

O evento anual, tem como objetivo a conscientização ambiental, preservação do meio ambiente, manutenção do ecossistema e a luta contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, uma vez que o lixo acumulado nos leitos dos rios servem de criadouro do inseto, potencializando os riscos da doença.

Coordenados pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes (GTEAN), os 327 voluntários inscritos recolheram dejetos nos dois rios. O material foi encaminhado para separação. Para a Recicla Ambiental, foi enviado o que poderia ser reutilizado/reciclado. Já o material não reaproveitado foi encaminhado para o aterro sanitário. Além do trabalho de coleta de lixo, foram também distribuídas 200 mudas de árvores nativas e frutíferas para os participantes.

Para o vice-coordenador do Juntos Pelo Rio em Navegantes, Vilmar da Silva Junior, o intuito do GTEAN como um todo é trabalhar a conscientização ambiental. Otimista, ele espera que as pessoas passem a compreender a necessidade de tomar cuidado com o espaço onde vive.

Público jovem

Vários jovens participaram do evento de sábado, incluindo grupos de escoteiros e bombeiros mirins. E, para o GTEAN, as crianças são a melhor porta de entrada para a conscientização. “São elas que de certa forma vão educar os adultos. Eles sabem, mas esquecem”, comentou Silva.

Bairro São Pedro

A organização do evento espera, para a próxima edição, fazer um trabalho de conscientização com os ribeirinhos do bairro São Pedro. Há relatos e fotos de pessoas da comunidade mostrando uma grande concentração de lixo por ali, mas existe dificuldade de acessar os locais por fazerem parte das residências. “Até se eles quiserem, a gente vai poder auxiliar na retirada dos dejetos”, comentou Silva.

Ações bimensais

O GTEAN também pretende fazer ações a cada dois meses em algum bairro do município de agora em diante. A próxima grande ação deve acontecer em setembro, o anual Limpando O Mundo, que no ano passado recolheu 1.360 quilos de lixo da Praia de Navegantes, no Centro e no Gravatá.

Agradecimento

O GTEAN agradece os patrocinadores e apoiadores do Juntos Pelo Rio. São eles: Anna, Associação Vila do Costão, Aventureiros do Vale, Bombeiro Mirim, Bombeiros Voluntários, CÉU das Artes, Esgotou, Estúdio Quintana, Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (Fuman), Grupo Escoteiro do Mar Navegantes, Grupo Escoteiro Plácido Marcondes, Grupo S7, Imobiliária Adriano Carpes, Infraero, Intense Treinamentos, Jornal O Navegantes, Atelier Kaká Moreira, Lear, OAB, Portonave, Prefeitura de Navegantes, Pró-MEI Litoral, Rádio Dengo-Dengo, Recicla Ambiental e Top Haus.

DEIXE UMA RESPOSTA