Dez alunos da Associação Navegantina de Karatê Shotokan (ANKS) disputaram no último sábado (10), em Blumenau, a segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê da Série B. Na disputa, os lutadores navegantinos trouxeram para casa nove medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e quatro de bronze. A primeira etapa foi disputada em março.

Foram agraciados com medalhas Amauri Junior (terceiro lugar em kumite), Anni Carolina (segundo lugar em kumite), Eritan Dias (primeiro lugar em kumite), Felipe Kaue (primeiro lugar em kumite), Jackson Soares (terceiro lugar em kumite), Luiz Frank (terceiro lugar em kata categoria júnior e terceiro lugar em kata categoria sênior), Mariana Regina (segundo lugar em kumite) e Sandro Maes (segundo lugar em kumite).

Participam da série B os atletas das faixas branca a verde. A ANKS também possui atletas da série A, que vão das faixas roxa até a preta, e eles irão disputar a segunda etapa do Campeonato Estadual de Karatê da sua divisão em julho.

Faltou recursos

Segundo o professor e treinador Eritan José Messias, mais alunos da série B poderiam ter disputado a competição – cerca de 25 de seus atletas estavam aptos para a disputa, contudo a falta de recursos para o esporte e seus praticantes foi determinante para a ida de apenas 10 caratecas. Conforme o mestre, não há ajuda nenhuma do Poder Público. Justamente por isso ele faz questão de agradecer os parceiros que colaboram de alguma forma com os atletas, seja em apoio, custeio de inscrição até transporte.

Novo compromisso

Na próxima semana, os caratecas já têm um novo compromisso. No dia 24 de junho, em São José, acontece a segunda etapa do Campeonato Estadual Escolar. Na primeira fase, ocorrida em maio, os atletas de Navegantes conquistaram 15 medalhas, sendo seis delas de ouro.

Precisará de apoio

Eritan informa que os seis primeiros de cada categoria desta competição ganham uma vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Escolar, que acontece em outubro, no estado da Bahia. Porém, a garotada precisa de apoio financeiro, já que a Fundação Municipal de Esporte, até o momento, não sinalizou à ANKS que irá ajudar no custeamento da viagem. Para conseguir arrecadar o montante necessário, estão previstos uma festa junina e um bingo para arrecadação de fundos para os atletas.

Inscrições abertas

As inscrições para as aulas de karatê do projeto social Caratecas do Futuro ainda estão abertas. Crianças e adolescentes entre seis e 17 anos podem ir até o Centro de Artes e Esportes Unificados Holde Sacartezini (CEU) para realizar o cadastro acompanhado do pai e/ou da mãe. Para participar das aulas de karatê, o jovem precisa estar cadastrado em alguma escola de Navegantes, municipal, estadual ou até mesmo particular, e levar um comprovante de matrícula no ato da inscrição.

DEIXE UMA RESPOSTA